Motoristas que passam diariamente pela Avenida das Torres estão precisando de paciência para enfrentar os constantes engarrafamentos, ocorridos por causa das obras de revitalização da via. O trecho mais crítico fica entre os cruzamentos com a Rua Coronel Francisco H. dos Santos, onde estão as obras do viaduto estaiado, e a Rua Alberto Twardowski, próximo às obras da Rua Guabirotuba. Neste ponto, o trânsito é caótico nos horários de pico e quem passa por ali fica preso no tráfego.
Nas obras do viaduto estaiado, o trânsito é desviado para pista única e, com o afunilamento, os engarrafamentos são constantes no trecho. Já no ponto em que ocorre a construção da trincheira da Rua Guabirotuba, o tráfego que é desviado por causa da obra se acumula na Avenida das Torres.
O engenheiro mecânico Francisco Rubens de Souza trabalha em São José dos Pinhais e passa pelo trecho todos os dias. Ele conta que já demorou mais de 40 minutos para conseguir passar pelo ponto crítico das obras. “Eu preciso atravessar esse local porque de manhã deixo meus filhos no colégio e no fim do dia passo para buscá-los na minha sogra. E é todo dia esse caos, com o engarrafamento se estendendo por quase toda Avenida das Torres”, afirma.
O advogado Paulo Henrique Pereira conta que, por causa do alto tráfego no local, já chegou a perder compromissos profissionais. “Como eu moro no Uberaba e trabalho no Centro, passo por aqui diariamente e às vezes tenho que sair uma hora e meia antes de qualquer compromisso. Se não me atraso novamente, como já aconteceu outras vezes”, explica.
Alternativas
A Secretaria Municipal de Obras Públicas informa que as obras fazem parte do projeto de revitalização da Avenida das Torres, que fará parte do corredor aeroporto/rodoferroviária. Segundo a pasta, a obra só terminará no fim deste ano e até lá a orientação é que os motoristas procurem rotas alternativas para evitar os transtornos.