O trânsito da cidade de Curitiba mudou muito nos últimos anos. A frota de veículos, que em 2001 era de pouco mais de 700 mil veículos, hoje chega a quase 1,3 milhão, com uma marca de 1,46 veículo por habitante. Com isso, engarrafamentos e pontos de lentidão se tornaram cenários comuns para o curitibano. Porém, não foi só o trânsito da capital paranaense que mudou. O motorista curitibano também mudou e, na opinião de muitos, para pior. São constantes as reclamações de condutores que andam devagar, demoram a acelerar ao sinal verde e não conseguem andar na faixa.
Um dos frutos dessas constantes reclamações é o blog Sinal Vermelho Curitiba, criado com o objetivo de mostrar como os erros dos motoristas curitibanos influem para piorar o trânsito da capital. No ar desde agosto do ano passado, o blog apresenta através de pequenos vídeos as falhas cometidas nas ruas da cidade e já contou com mais de 200 mil visitas.
O proprietário do blog, que prefere não se identificar, conta que entre os principais erros dos motoristas curitibanos está a demora para arrancar quando o sinal verde é acionado. “Eu fiz alguns cálculos com base no tempo de abertura dos sinais e descobri que teríamos uma média de 20% a mais de aproveitamento se o pessoal se agilizasse. Em alguns sinaleiros mais curtos, a média poderia ser de 50% a mais de aproveitamento. É a diferença entre 6 ou 9 carros passarem em um semáforo”, afirma.
Mudanças
Diante disso, o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran), através da Controladoria Regional do Trânsito, iniciou recentemente um processo de reformulação no processo de formação dos motoristas dentro das autoescolas. O objetivo é melhorar as estruturas dos centros de formação de condutores (CFCs), desde o aspecto físico, melhorando a qualidade das pistas de testes, até em relação à qualidade das aulas práticas e teóricas que são ministradas nessas instituições.
De acordo com Cleto do Amaral Catani, controlador chefe da Controladoria Regional de Trânsito, um dos focos desse projeto é melhorar a formação dos futuros motoristas através de um acompanhamento pedagógico intensivo dentro das autoescolas. “Vamos para dentro dos CFCs. O objetivo é identificar quais são os erros mais cometidos pelos condutores de cada autoescola e acompanhar esses processos para que ele fique mais eficaz. Pedagogos vão averiguar tudo de perto para identificar o que está sendo feito de errado. E com esse resultado vamos começar a mudar o processo de aprendizado dos futuros motoristas. Vamos exigir mais das CFCs”, promete.
Além da identificação dos erros mais comuns cometidos na formação do condutor, o projeto também visa a qualificação dos profissionais envolvido na formação dos futuros motoristas, desde examinadores do Detran até o instrutores dos CFCs. “Teremos uma reação em cadeia. Com examinadores mais exigentes, as autoescolas terão que ter instrutores mais preparados e na ponta desse processo teremos condutores devidamente formados para encarar o trânsito pesado dos dias de hoje”, revela Catani.
Blog diz que não promove a violência
Realista para alguns, polêmico para outros, o blog Sinal Vermelho Curitiba apresenta através de pequenos vídeos os erros mais comuns cometidos pelos motoristas curitibanos. Apesar da boa audiência, que em pouco mais de um ano teve 200 mil acessos, o blog sofre algumas críticas de seus leitores e em alguns comentários os internautas mais exaltados afirmam que o espaço incentiva violência no trânsito.
O proprietário do blog, que não se identifica, afirma taxativamente que não existe nenhuma apologia à violência no conteúdo. “Nunca desci do carro para armar uma briga. Xingo para descontar minha raiva, mas de janela fechada, para mim mesmo. Creio que duas ou três vezes passei por absurdos que me fizeram abrir o vidro e discutir, afinal ninguém é de ferro. Assumo meus erros, eles estão em vídeo também. Não sei como isso seria promover a violência”, comenta.
Além disso, alguns comentários do blog também afirmam ,que o blogueiro defende que os motoristas andem em velocidade para o trânsito fluir melhor na cidade. Assim como no caso da violência, o blogueiro nega as acusações. “Não sou a favor da velocidade, sou contra o fato das pessoas andarem abaixo do limite da via. São coisas diferentes, mas as pessoas confundem. Eu até publiquei um vídeo recentemente sobre os ´apressadinhos´ do trânsito e lá critico o excesso de velocidade e imprudência”, explica.