Transformador de 175 toneladas

Um transformador de energia gigante pesando 175 toneladas passou ontem por Curitiba. A peça, que tem 77 metros de comprimento, 6,7 metros de largura e 5,5 metros de altura, seguiu rumo à cidade de Pinhão, no interior do Estado. O transformador saiu de Guarulhos na última terça-feira. A previsão é que o equipamento chegue em Pinhão na próxima quarta-feira.

Segundo o gerente de manutenção da Regional Paraná da Eletrosul – empresa dona do equipamento -, Jorge Felipe Carminati Grein, o transformador será instalado na subestação de Foz do Areia. “Ele transforma a tensão de 525 mil volts para 230 mil volts. Sua potência é de 224 megavolts-ampere”, explicou.

Grein contou que o equipamento custou R$ 6,1 milhões à Eletrosul. “Ele vai funcionar como transformador reserva. Essa é uma parte dos investimentos que a empresa pretende fazer este ano. Serão disponibilizados R$ 184 milhões para toda a região Sul”, revelou.

No meio da tarde de ontem, o transformador gigante estava parado num posto de combustíveis no quilômetro 67 da BR-116. Como ele ocupa as duas pistas da rodovia, aguardava autorização da Polícia Rodoviária Federal para seguir viagem.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo