Um dos vestibulares mais tranqüilos dos últimos tempos. É como o coordenador geral do Núcleo de Concursos (NC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Dartagnan Baggio Emerenciano, avalia o vestibular de verão, que terminou ontem.
Dos 52.445 candidatos inscritos, 3.543 não compareceram, o que representa 6,89%. Esse índice é menor do que no ano passado, quando dos 52.077 inscritos, 8,07% do total, não fizeram as provas.
Os únicos incidentes registrados envolveram quinze candidatos pegos usando celular no banheiro. De acordo com o coordenador do Núcleo, os gabaritos desses candidatos serão confrontados com as provas para verificar se não houve nenhum tipo de fraude. “Já estava amplamente divulgado que não seria permitido qualquer tipo de aparelho de comunicação durante as provas. Então esses candidatos ficam sob suspeita”, disse Dartagnan.
Pesquisa
Ontem, no encerramento das provas, os candidatos responderam a um questionário com cerca de vinte perguntas, onde foi abordado questões como as condições dos locais, nível das questões e das provas. O resultado desse questionário, explicou o coordenador do concurso, será utilizado para analisar e aprimorar os próximos concursos vestibulares.
A partir de sexta-feira, o gabarito oficial das provas da UFPR vai estar na internet, e o candidato poderá acompanhar seu desempenho. “Todos os vestibulandos receberam uma senha, com a qual poderão acessar seus dados e conferir os erros e acertos”, disse Dartagnan. O endereço é www.nc.ufpr.br. O resultado do concurso deve ser divulgado até o dia 24 de janeiro, e os aprovados iniciam as aulas do primeiro semestre letivo na segunda quinzena de abril. Em função da greve do ano passado, que durou mais de 120 dias, o calendário letivo da UFPR foi alterado, e só voltará ao normal em 2004.
Evasão
Uma das características deste concurso da Federal foi a baixa média de idade dos candidatos. A maioria, 64,17%, tem entre 16 a 20 anos, 17,92% tem entre 21 a 23 anos, e os maiores de 23 anos representam 17,91%. O candidato mais velho que participou do concurso, Antônio Ferreira dos Santos, tem 77 anos e disputou uma vaga no curso de Direito. Com 46 anos, Vale Peiker prestou vestibular para Artes. Ela diz que depois de quinze anos longe dos bancos escolares, resolveu voltar a estudar para ocupar a cabeça. “Já estou me sentindo bem no meio dessa garotada aqui no vestibular, e acho que será muito bom conviver com eles mais tarde”, afirmou.
Para o coordenador do NC os alunos estão ingressando cada vez mais cedo nas universidades, e esse dado é preocupante. “A maioria não tem certeza da carreira que quer seguir, o que acaba resultando na evasão”, afirmou. Ele entende que as escolas deveriam trabalhar melhor a educação vocacional, o que ajudaria na hora de fazer a escolha certa para o curso universitário.
Português abre hoje o concurso da PUC
Com provas de Redação, Língua Portuguesa (quinze questões), Literatura Brasileira (dez questões) e Língua Estrangeira (dez questões), mais de 13.100 candidatos começam hoje o concurso vestibular da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Paraná. Segundo a Comissão do Vestibular, os portões de acesso aos locais da prova serão fechados impreterivelmente às 7h50.
Amanhã, dia 19, as provas são de: História (quinze questões), Matemática (quinze questões) e Biologia (quinze questões). O certame termina na sexta-feira, dia 20, com provas de: Geografia (quinze questões), Física (quinze questões) e Química (quinze questões).
O presidente da Comissão do Vestibular, Elmo Brito, lembra que o candidato precisa levar o comprovante de pagamento da taxa de inscrição, carteira de identidade e caneta esferográfica cor azul. A Pró-Reitora Acadêmica, professora Neuza Aparecida Ramos, adiantou que a lista dos classificados no vestibular será anunciada no próximo dia 6 de janeiro, uma segunda-feira, durante o período da manhã. À tarde do mesmo dia, tomarão posse novos dirigentes da PUC. Quaisquer dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone: (41) 330-1582, www.pucpr.br.