Trabalho voluntário de igreja ajuda carentes

A Paróquia Nossa Senhora das Mercês em Curitiba, conhecida como Igreja dos Capuchinhos, está oferecendo à população carente vários serviços, como psicologia, massoterapia, acupuntura e ioga. O atendimento é um complemento à Celebração Entreajuda realizada todas as quintas-feiras, quando participam cerca de três mil fiéis. O trabalho é feito pelos frades com a ajuda de voluntários.

Em 2001, os frades começaram a fazer a celebração, que tem atraído tanta gente que é realizada cinco por vezes ao dia. O rito é diferente das missas tradicionais. Começa com um relaxamento, depois os fiéis ouvem a palavra de Deus, se confessam, participam da Eucaristia, da imposição das mãos e da bênção. "Ajuda as pessoas superarem seus problemas pessoais, dando um novo sentido à vida", explica o pároco frei Alvadi Pedro Marmentini.

Quem sente necessidade de um atendimento individual pode escolher um dos profissionais que participam do Centro Franciscano de Voluntariado. O serviço mais procurado é o de psicologia, que conta com 12 profissionais. Depois vem o de massoterapia, que coloca à disposição da comunidade cinco voluntários. Luís Fretto é um deles e ajuda neste trabalho há um ano. Todas as segundas e quartas-feiras dedica seu tempo aos outros. Geralmente atende pessoas que estão com depressão. "Alio a massagem com uma conversa espiritual. Procuro ajudar as pessoas a se encontrarem", fala.

Entre os outros atendimentos oferecidos estão o de parapsicologia, advocacia, arquitetura, reiki e iridiologia. O mais novo serviço implantado na comunidade é o Amigos Solidários da Dor e do Luto. Funciona como uma terapia de grupo para ajudar a amenizar a dor das pessoas que sofrem pela morte de algum ente querido.

Para o frei Alvadi, o voluntariado possui uma grande força, ele gostaria que todas as igrejas se organizassem e chamassem os profissionais liberais para doarem um pouco do seu tempo. "Ganha quem doa e ganha quem recebe", conclui. Quem quiser ser atendido por algum profissional pode procurar a secretaria da igreja e marcar uma consulta.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo