A dona de casa Geralda da Silva mora na Vila Nossa Senhora Aparecida, na Cidade Industrial de Curitiba, há mais de 20 anos. Desde que chegou ao bairro, é voluntária da Pastoral da Criança. “É um trabalho gratificante”, diz.
Junto com outras sete voluntárias, Dona Geralda percorre semanalmente as ruas do bairro com o objetivo de acabar com a desnutrição entre as crianças. Hoje a ação atende cerca de 90 crianças na vila. O trabalho consiste em manter o contato com as mães para saber se está tudo em ordem com a saúde dos pequenos.
No último sábado de cada mês, as voluntárias pesam as crianças. “Nessa pesagem vemos se está tudo certo e se o desenvolvimento da criança está ocorrendo normalmente. Se há algo de errado, conversamos com as mães e encaminhamos ao posto de saúde mais próximo. E depois continuamos acompanhado o crescimento dessa criança”, relata.
A comerciante Gislaine Quezada Gouvea é mãe da Clara, 4 anos. Ela e a filha são acompanhadas pelas voluntárias desde a gestação. “É muito importante esse acompanhamento, principalmente depois que a criança faz dois anos, quando não vamos mais tanto ao pediatra. Aí que entram as voluntárias. É bom saber que tem mais gente olhando pelo seu filho”, comenta.
Geralda já pensou em abandonar o trabalho na Pastoral. “Já quis deixar um pouco de lado e tocar um pouco a minha vida. Mas não consegui. É um trabalho que me deixa muito feliz. Conheço todas as crianças do bairro e algumas delas já cresceram e hoje cuido dos filhos deles. Então, não tem como deixar de lado e vou ser voluntária até quando der”.
Veja o vídeo da Pastoral.