Os trabalhadores de transporte de valores vão entrar em greve a partir da próxima segunda-feira em todo o Paraná. O indicativo para a paralisação foi aprovado na última quinta-feira, depois que a categoria rejeitou a contraproposta do sindicato patronal.

continua após a publicidade

A greve ameaça o abastecimento de valores para estabelecimentos que utilizam o serviço de transporte de valores e para agências bancárias, inclusive os caixas eletrônicos.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Vigilantes do Transporte de Valores do Paraná (SindVigilantes), João Soares, a decisão pela greve foi tomada depois que o Sindicato das Empresas de Transporte de Valores do Paraná propôs um reajuste com base na correção do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que tende a fechar o período com alta que deve variar entre 3% e 4%.

Para a direção do SindiVigilantes, a proposta, que significaria um reajuste real quase nulo, foi considerada incoerente com a reivindicação do sindicato dos trabalhadores, que visa 10% de reajuste real, além de R$ 16 de acréscimo ao vale alimentação.

continua após a publicidade

“Esses trabalhadores, que colocam a vida em risco para transportar a riqueza do País, merecem maior respeito”, afirma Soares. A reportagem tentou ouvir o Sindicato das Empresas de Transporte de Valores do Paraná, porém sem sucesso.