Em assembleia realizada na manhã desta terça-feira, trabalhadores do Hospital de Clínicas (HC) de Curitiba vinculados à Funpar (Fundação da Universidade Federal do Paraná) aprovaram indicativo de greve para sábado, caso os salários não sejam depositados na sexta-feira (5). A ameaça de paralisação nos plantões do feriado de Carnaval se deve aos recorrentes atrasos no pagamento, que nos últimos meses não têm sido depositados até o quinto dia útil do mês, conforme prevê o acordo coletivo.

continua após a publicidade

Segundo o sindicato que representa os trabalhadores, o Sinditest-PR, em reunião no dia 18 de janeiro, o reitor UFPR, Zaki Akel Sobrinho, garantiu que não atrasaria mais os pagamentos. Um dos motivos para preocupação é que até agora o contracheque de fevereiro ainda não saiu. No acordo coletivo de trabalho, consta que ele deve ser liberado pelo menos dois dias antes da data do pagamento – o prazo máximo é esta quarta-feira (3).

Na assembleia, os trabalhadores também contestaram a irregularidade dos depósitos, que atualmente costumam acontecer primeiro para quem mantém conta no banco Itaú, e só depois para os clientes da Caixa Econômica e do Banco do Brasil. Dos 2,8 mil funcionários do HC, 916 são vinculados à Funpar.

continua após a publicidade