Funcionários da Clinirad, responsável pelo atendimento terceirizado de radioterapia e quimioterapia do Hospital Angelina Caron, afirmam que não recebem salários há pelo menos três meses. A clínica atende no hospital, em Campina Grande do Sul, e em uma unidade no bairro Bom Retiro, em Curitiba.
O atraso no pagamento de médicos, radioterapeutas e fisioterapeutas, conforme reclamação enviada ao Paraná Online, estaria relacionado à falta de repasse de verba do SUS, paga pelo governo federal, destinada ao hospital para esse atendimento.
Segundo a denúncia, de 25 a 30 funcionários permanecem sem salários desde novembro de 2013. Apesar da inadimplência, o atendimento aos pacientes, com quadros diversos de câncer, segue ininterrupto. Por mês, uma média de 250 pessoas, advindas de várias regiões do Paraná, recebe tratamento de radioterapia e quimioterapia na Clinirad.
Funcionários e seus respectivos familiares estão indignados com a situação. Apesar da revolta, um dos funcionários do setor de radioterapia, que pediu para não ser identificado, disse que o atendimento seguirá “quase como voluntário, simplesmente por uma questão de humanidade, pois os pacientes neste estágio de câncer não podem ficar sem tratamento, uma vez que o quadro deles é delicado e extremamente instável”.
A reportagem entrou em contato com a assessoria do hospital, mas não obteve resposta.