Funcionários do Banco do Brasil (BB) fizeram paralisaram as atividades na manhã desta terça-feira (15) no centro de Curitiba. A agência e o prédio administrativo, que ficam na Praça Tiradentes, não funcionaram até o meio-dia. Os cerca de 100 funcionários ficaram do lado de fora do prédio em um ato simbólico.

continua após a publicidade

A intenção da paralisação era mostrar que são contrários à reestruturação que tem sido feita em todo o país. Segundo o Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região, os funcionários têm sido afetados com as mudanças, que geraram de redução de quadros e salário a demissões.

Em Curitiba, de acordo com a entidade, nenhum funcionário foi demitido, mas as reestruturações feitas resultaram em mudanças de locais de trabalho e diminuição nos salários de funcionários. 

Privatização

continua após a publicidade

Os funcionários aproveitaram o momento para se manifestarem contra a privatização do Banco do Brasil. Segundo o sindicato que representa a categoria em Curitiba, caso o Projeto de Lei do Senado (PLS) 555/2015, também conhecido como “Estatuto das Estatais”, seja aprovado, a privatização vai provocar muitas demissões. O projeto, de acordo com o sindicato, representa grande risco não só ao BB, mas também às demais empresas públicas brasileiras.  

Reestruturação e possibilidade de privatização motivaram o ato. Foto: Gerson Klaina