O prefeito Beto Richa afirmou na manhã deste domingo (16) que a qualidade de vida do trabalhador curitibano é uma prioridade da Prefeitura de Curitiba. Durante a festa de fim de ano do Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação do Paraná, que reuniu 3 mil pessoas, Richa disse que a redução da tarifa e a criação da tarifa domingueira beneficiam a classe trabalhadora da cidade.
"O Restaurante Popular e os Armazéns da Família são outros programas da gestão que melhoram a qualidade de vida do trabalhador ao oferecer acesso a alimentos mais baratos e alimentação segura", afirmou.
Richa também destacou que Curitiba é a primeira cidade a criar o Observatório de Emprego. Em parceria com o Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), a Prefeitura coletará informações que irão subsidiar as ações municipais na área de geração de emprego e renda. "Esta parceria será uma importante ferramenta para diagnosticar problemas e apontar soluções para Município e a sociedade", afirmou.
Além de programas para criação de empregos, a Prefeitura tem adotado medidas para geração de emprego. O secretário municipal do Trabalho e Emprego, Manassés de Oliveira, disse que a Prefeitura qualificará 500 trabalhadores em diversas áreas, em programas desenvolvidos em parceria com o Ministério do Trabalho.
Outra ação é a capacitação de mão de obra em tecnologia da informação. A previsão é gerar 10 mil empregos até 2010 em Curitiba e na Região Metropolitana.
"Estas ações desenvolvidas pela Prefeitura são essenciais para que os trabalhadores curitibanos possam garantir empregos e melhorar a vida", afirmou presidente do Sindicato dos Empregados em Asseio e Conservação, João Gerônimo Filho. Segundo ele, a Prefeitura sempre respeitou os trabalhadores, mantendo aberto um canal de diálogo com a classe trabalhadora.
Durante as comemorações, o prefeito Beto Richa e o vice-prefeito e secretário municipal da Saúde, Luciano Ducci, participaram do sorteio de brindes fornecidos pelo sindicato e pela Federação dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação do Estado do Paraná. O sindicato representa 20 mil trabalhadores de Curitiba e Região Metropolitana.