Usuários da rodoviária de Curitiba passam a contar a partir desta quinta-feira (24) com um tótem em que podem imprimir passagem comprada pela internet. O tótem foi implantado pela empresa Viação Garcia para atender seus clientes, mas a expectativa é que o mesmo sistema venha a ser adotado na sequência por outras empresas.
A implantação de totens para impressão de passagens faz parte do projeto de revitalização da rodoviária, que deve ser iniciada no ano que vem. O sistema começou a ser adotado há três anos, na área interestadual, pelas empresas Auto Viação Catarinense, Viação Cometa e Expresso do Sul.
Ao comprar o bilhete pela internet o passageiro obtém uma senha para impressão no tótem. Assim, ele não precisará mais entrar na fila de passageiros que compram seus bilhetes no guichê. “A ideia é reduzir filas permitindo embarques mais rápidos”, explica Pedro Rosso, gestor da área de Comercialização da Urbs, órgão responsável pelo gerenciamento da rodoviária.
Como funciona
Ao comprar a passagem antecipadamente pela internet, para qualquer um dos destinos servidos pela empresa (www.viacaogarcia.com.br), o passageiro recebe uma senha que deve ser digitada no tótem para liberação do cupom fiscal que equivale à passagem.
Segundo o gerente da empresa em Curitiba, Antenor Pelek, o tótem pode ser usado pelo público das 7h à meia-noite, todos os dias. O equipamento está instalado na frente do guichê da empresa.
“Por mês, cerca de 20 mil pessoas viajam em ônibus da empresa e, desse total, em torno de cinco mil compram as passagens antecipadamente pela internet e agora podem retirar as passagens sem o incômodo das filas tradicionais”, conta Pelek.