A Torre do Filósofo, localizada no Bosque do Alemão, no Jardim Schaffer, em Curitiba, proporciona uma vista panorâmica e muito bonita da cidade. Porém, desde outubro do ano passado, moradores e turistas não conseguem desfrutá-la. A passarela de 15 metros de altura que dá acesso ao local continua interditada.

continua após a publicidade

O fechamento foi determinado pela prefeitura municipal devido a danos sofridos pela passarela em função do excesso de chuvas, que fez com que uma das sapatas de sustentação da torre ficasse desestabilizada. A interdição aconteceu por motivos de segurança. Porém, o conserto está demorando mais do que o previsto pela população.

“Logo vai fazer um ano que a passarela está fechada e, até agora, parece que nada foi feito para que a desinterdição aconteça. Está demorando demais. Acredito que não é uma obra difícil de ser realizada, pois a passarela é toda de madeira”, diz o forneiro Edmilson Oliveira, que passa com frequência pela região do bosque.

Na opinião da diarista Dilséia Barbosa, que trabalha em um estabelecimento vizinho ao bosque, a interdição tem sido prejudicial ao movimento de turistas no local.

continua após a publicidade

“Os turistas fazem caminhadas pela trilha do bosque e ficam decepcionados quando descobrem que a torre está interditada. Se a passarela não for consertada logo, muita gente vai deixar de visitar o lugar”, afirma.

Já o técnico em piscinas Levi Rodrigues passa todas as semanas pelo Jardim Schaffer e costumava cortar caminho por dentro do bosque. Agora, com a interdição, isto não é mais possível.“Como a torre está fechada, não dá mais para ir de um lado a outro do bosque por dentro da mata. É uma pena, pois o caminho é muito bonito”, comenta.

Obras

continua após a publicidade

A prefeitura informa, através de sua assessoria de imprensa, que a licitação para conserto da passarela já foi finalizada e que a ordem de serviço já foi assinada. A previsão é de que as obras comecem a ser executadas na próxima semana, tendo duração de 45 dias.