Toma posse novo juiz do Tribunal de Alçada

O presidente do Tribunal de Alçada empossou ontem em Curitiba, José Maurício Pinto de Almeida, como juiz daquela corte. Almeida assume o cargo afirmando que os magistrados brasileiros deveriam ser mais politizados. Sugeriu ainda que, igual ao que ocorre em Portugal, os juizes estagiassem nos mais diferentes setores para conhecer as conseqüências das sentenças que proferem.

Em seu discurso Almeida destacou que em Portugal os juizes passam por um período de preparação para assumir seus cargos. Estagiam em delegacias de polícia para ter a idéia de como é penosa a permanência de um cidadão nestes cúbiculos. Também visitam os sistemas penitenciários e as instituições de recuperação de drogados, estudam psicologia do testemunho, entre outros. “Falta coragem política ao Brasil para adotar o mesmo sistema”.

O juiz também disse que é necessário investir em segurança para o judiciário. Comentou que é difícil entrar com um celular em uma agência bancária de um bairro qualquer da cidade, mas é fácil entrar armado em fóruns e tribunais, onde se julgam criminosos e causas de elevado interesses econômicos.

O magistrado também criticou o projeto Operação Mãos Limpas. “Vejo-o como uma desnecessária exposição da magistratura parananense e como uma ingênua participação num projeto governamental, quando os próprios governantes se mostram incapazes de acabar com as origens do problema”, diz.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo