O município de Toledo, na região Oeste do Estado, começa, a partir desta quarta-feira (12) o sistema de rodízio no abastecimento de água. A medida, adotata pela Sanepar, remete à redução da vazão de três poços e o crescente aumento do volume de água consumida pela população.

continua após a publicidade

A ação emergencial deve atender com água tratada todas as regiões da cidade, que conta com 36,3 mil ligações de água. O anúncio da implantação do rodízio foi feito nesta terça-feira (11) pelo gerente da Sanepar Renato Mayer Bueno. foram realizadas análises e tentativas para manter o abastecimento regular.

“Com a perda da produção de água em função do período de estiagem, aliada ao consumo excessivo, esta é a única alternativa para que todos os imóveis de todas as regiões da cidade recebam água tratada por pelo menos 20 horas diárias”, declarou. O prefeito pediu a colaboração da população. “É uma questão temporária que depende de cada um fazer a sua parte e participar de forma cidadã”, disse Beto Lunitti.

A recomendação é que a água seja utilizada prioritariamente para a alimentação e higiene pessoal. Limpezas pesadas, lavagens de veículos, calçadas e fachadas e regar hortas e jardins são atividades que devem ser adiadas até que a situação volte à normalidade.

continua após a publicidade

A Sanepar disponibilizou caminhões-pipa para atendimento de unidades especiais como hospitais, creches, escolas, asilos e postos de saúde.