Todos os bingos do Paraná estão fechados

O Tribunal Regional Federal da 3.ª Região, São Paulo, determinou a suspensão das atividades do Kennedy Center Bingo, localizado no Água Verde, em Curitiba. Era a última casa em funcionamento no Paraná. A presidente em exercício desembargadora federal Diva Malerbi concedeu a suspensão da tutela antecipada concedida pela 2.ª Vara Federal de Campo Grande. A decisão foi comunicada ontem à Procuradoria-Geral do Estado.

O delegado Marcus Vinicius Michellotto, chefe do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope), entrou em contato com os advogados do bingo Kennedy, na tarde do mesmo dia. “Respeitando o acordo, para evitar qualquer tipo de confusão e transtornos aos clientes, o bingo não reabre na sexta-feira”, garantiu.

A desembargadora acatou o pedido do Estado do Paraná, no qual ressaltava a impossibilidade de enquadrar a exploração do bingo como serviço público, violação à ordem administrativa, ante a inexistência de regulamentação da atividade de bingo, além da violação às decisões judiciais anteriores. O Kennedy Bingo já tinha perdido o direito de operar pelas decisões da 11.ª Vara Federal de Curitiba e pelo TRF 4.ª Região (Porto Alegre). Para manter sua atividade, a empresa entrou com o pedido de tutela antecipada no Mato Grosso do Sul, a fim de impedir que o Estado ou a Caixa Econômica Federal obstruíssem o funcionamento.

Em sua decisão, Diva Malerbi afirma: “ao que tudo indica, a autora daquela ação em primeiro grau pretendeu por via transversa, através dos contratos de arrendamento e cessão de direitos, obter licença de funcionamento para suas casas de bingo, ante a negativa do juízo competente (Curitiba-PR) cujas decisões impediram as atividades de Kennedy Center Bingo (atualmente Elizanete Wilhelm de Castro & Cia. Ltda.), cujo estabelecimento arrendara a autora, o que configura mais um indicativo de subversão à ordem pública”. E segue: “a atividade de exploração de jogos de bingo e máquinas eletrônicas sem regulamentação poderia em tese caracterizar a prática de contravenção penal, prevista no artigo 50, do decreto-lei n.º 3.688/41”.

Na última quarta-feira, em decisão unânime, a 4.ª Turma do TRF 4.ª Região (Porto Alegre) reestabeleceu a decisão federal que fechava o bingo Monte Carlo.

Recurso

O gerente do Kennedy Center Bingo, Nilton Servo II, disse no final da tarde de ontem que ainda não havia sido notificado, mas que fecharia a casa caso lhe fosse apresentado documento expedido pelo Tribunal Regional Federal da 3.ª Região. “Pretendemos recorrer”, avisou.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo