André Luiz Mello / CO-RIO |
A capital paranaense será a |
A tocha dos Jogos Pan-Americanos desembarcará em Curitiba no dia 3 de julho, vinda de Santa Catarina. A tocha já passou por cidades da região Nordeste, Norte e Centro-Oeste do Brasil. Os Jogos serão disputados no Rio de Janeiro, de 13 a 29 de julho.
"Curitiba está se preparando para receber a tocha, que simboliza a força do esporte brasileiro e a integração dos povos. A vinda dela é importante também para dar visibilidade aos programas esportivos municipais, que são instrumentos de inclusão social e de prevenção de saúde", diz o prefeito Beto Richa.
Curitiba será a trigésima-quarta cidade brasileira a receber a chama do Pan, que foi acesa no dia 4 de junho, nas pirâmides de Teotihuacán, na Cidade do México. O roteiro começou em Santa Cruz Cabrália, em Porto Seguro (BA), onde aconteceu o descobrimento do Brasil. A chama já passou por Porto Seguro, Goiânia, Ouro Preto, Belo Horizonte, Vitória, Salvador, Canindé de São Francisco, Aracaju, Brasília, Recife, Olinda, Maceió, João Pessoa, Fernando de Noronha, Natal, Fortaleza, Teresina, Palmas, São Luís, Belém, Macapá, Boa Vista, Manaus, Rio Branco, Porto Velho, Cuiabá, Campo Novo, Campo Grande, Porto Alegre, Foz do Iguaçu e Florianópolis. Antes de chegar a Curitiba, a tocha passa por Blumenau e Balneário Camboriú.
No dia 3, a tocha sairá do Jardim Botânico, às 11h30, e chegará à praça Santos Andrade, por volta de 16h30, passando por 17 bairros. O percurso terá 34 quilômetros, percorrendo os bairros Cristo Rei, Alto da XV, Centro, São Francisco, Batel, Seminário, Campina do Siqueira, Bigorrilho, Mercês, Vista Alegre, Pilarzinho, Abranches, São Lourenço, Bom Retiro, Centro Cívico e Ahú.
Serão 82 pessoas que carregarão a tocha em Curitiba. O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) ainda não divulgou a lista completa dos escolhidos, o que deve acontecer nos próximos dias. Entre os corredores, estarão destaques esportivos sugeridos pela Prefeitura de Curitiba e também atletas que vão participar do Pan-Americano. "Na lista da Prefeitura, são homenageados curitibanos que escreveram o nome na história do esporte brasileiro e atletas e paraatletas que representam o espírito olímpico", diz o secretário municipal do Esporte e Lazer, Raul Plassmann.
Cada corredor deverá percorrer 400 metros com a tocha. Durante o percurso, os corredores passarão próximos de marcos turísticos da cidade, como: Jardim Botânico, Rua XV, Relógio das Flores, Teatro Guaíra, Biblioteca Pública, Parque Barigüi, Ópera do Arame, Museu Oscar Niemeyer, Centro Cívico e Praça Santos Andrade.
Quatro dias antes de a tocha chegar a Curitiba, equipes do COB estarão na cidade para fazer o trajeto. Após analisar o percurso, os representantes do Comitê farão uma reunião com o grupo de apoio da Prefeitura para passar as ultimas orientações. "A Prefeitura está trabalhando para garantir um belo espetáculo", diz Plassmann.