O presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, desembargador José Antônio Vidal Coelho, anunciou nesta quinta-feira (27), em visita ao Palácio das Araucárias, que repassou R$ 40 milhões do Fundo de Reequipamento do Poder Judiciário (Funrejus) para o Fundo de Construção do Centro Judiciário de Curitiba. A obra, que está na fase de elaboração do projeto arquitetônico, é uma parceria entre Governo do Estado e Poder Judiciário.
?Estamos na finalização dos projetos básicos de arquitetura para que possamos licitar mais 28 projetos específicos. Vai ser uma obra de 220 mil metros quadrados que não deverá ter na sua implementação nenhum aditivo, porque ela se baseará em projetos concretos e definidos?, explicou o governador Roberto Requião.
Segundo o secretário de Obras Públicas, Júlio Araújo Filho, o dinheiro repassado pelo Tribunal de Justiça é o primeiro passo para o início das obras que deve ocorrer no final de 2008. ?Isso é parte do orçamento total. É uma obra muito complexa, estamos falando em 220 mil metros quadrados, algo que aqui no Paraná nunca foi executado?, afirmou.
ESTRUTURA ? O Centro será construído no terreno onde estava instalada a Prisão Provisória do Ahu e deve abrigar todas as atividades de primeira instância do Poder Judiciário em Curitiba. Atualmente, as varas judiciais da capital estão espalhadas por 16 prédios diferentes. A maior parte é alugada. O projeto prevê um prédio para cada especialidade ? cível, criminal e juizados especiais.