O presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, desembargador Oto Sponholz, cassou ontem todas as liminares concedidas pelo juiz Luiz Osório Panza, da 2.ª Vara da Fazenda Pública de Curitiba, que autorizavam o funcionamento de seis casas de bingo na capital e em Ponta Grossa. Segundo o procurador-geral do Estado, Sérgio Botto de Lacerda, uma operação conjunta da Polícia Militar e Ministério Público deverá fechar as casas hoje. Os bingos atingidos pela decisão de Sponholz são: Bristol Golden Bingo, Millenium Entretenimento, Center Bingo Millenium, Ventura Bingo e Village Batel Bingo, em Curitiba, além do Bingo Campos Gerais em Ponta Grossa. A PIC e a Secretaria também vão fiscalizar as casas Bingo Las Vegas, Kennedy Center Bingo e Palácio Center Bingo, que tiveram liminares suspensas na semana passada.
Para Lacerda, os bingos desta vez vão permanecer fechados, respeitando as decisões do TJ, do Supremo Tribunal Federal (STF) e do decreto estadual que proíbe o jogo no Estado. “Vamos acabar com essa brincadeira de abre e fecha. Os bingos têm que respeitar o que a Justiça decide”, afirmou o procurador-geral. Lacerda lembrou que apenas dois bingos, em Londrina, com decisão do Tribunal Regional Federal da 4.ª Região, permanecem abertos. “Vamos cassar essa liminar também”, disse.
Na sexta-feira, o prefeito de Curitiba, Cássio Taniguchi (PFL), deu mais um passo na tentativa de liberar o jogo de bingo na capital. Ele encaminhou à Câmara Municipal um projeto de lei complementar, que legisla sobre a tributação das casas de bingo. O projeto tramita nas comissões da Câmara, antes de ser levado para votação em plenário.