Tingui e São Lourenço ganham plano de manejo

O prefeito Beto Richa assinará nesta semana os decretos que instituem os planos de manejo dos parques Tingui e São Lourenço. Os planos determinam e detalham as regras de uso e preservação dos parques. Os parques Barigui, Bacacheri e Tanguá já contam com planos de manejo.

“Mesmo dentro da cidade, os parques são Unidades de Conservação e devem ter suas regras de uso para que continuem preservando o meio ambiente, e proporcionando o merecido lazer à população, suas principais funções”, diz Richa. O parque Lago Azul e a Estação Ecológica do Cambuí serão as próximas Unidades de Conservação que terão planos de manejo.

Os planos de manejo indicam o zoneamento dos parques, mostrando quais pontos os equipamentos de uso público devem ser instalados, quais as áreas restritas exclusivamente à preservação ambiental e os locais que precisam ser recuperados.

Os planos de manejos foram feitos pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Entre as indicações apontadas nos planos, está o potencial de aumento de área dos parques, principalmente do Bacacheri, Barigui, Tingui e São Lourenço. Técnicos da Secretaria estão avaliando a possibilidade de anexar mais terrenos à área desses parques.

Na elaboração dos planos, a Secretaria fez pesquisa de opinião com os moradores do entorno dos parques e também com os visitantes, que indicaram quais as necessidades de cada área estudada.

Banheiros e plantio de árvores foram alguns itens citados. As considerações e todo o conteúdo dos planos serão encaminhados ao Departamento de Parques e Praças, que vai usá-lo como diretriz para novas obras e reformas.

“A participação da população é fundamental para que ela se sinta valorizada, e consequentemente se aproprie desses patrimônios naturais de forma ordenada, e ajude a perpetuação uma riqueza que é da cidade toda”, diz o secretário municipal do Meio Ambiente, José Antonio Andreguetto.

O controle de atividades e obras no entorno dos parques é outro aspecto dos planos de manejo. Embora a Secretaria do Meio Ambiente aplique a regra para todas as Unidades de Conservação, os planos reforçam esse controle.

Os planos vão impedir que sejam aprovadas obras e atividades que causem impactos visuais, de solo ou qualquer outra intervenção que comprometa de alguma forma as Unidades de Conservação.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna