Terreno vira depósito de carrinheiro em Curitiba

Moradores da Rua Simão Bolívar, no bairro Juvevê, em Curitiba, estão preocupados com a quantidade de lixo despejada por carrinheiros em um terreno na esquina com a Rua José de Alencar. O local é usado como um entreposto pelos carrinheiros, que fazem a separação do que pode ser realmente aproveitado ou não. No entanto, eles espalham os resíduos que não servem dentro do terreno e no espaço onde seria a calçada.

Normalmente, há pilhas de lixo no local, a não ser em dias em que o gari que passa na região recolhe o que consegue. Os carrinheiros passam no terreno principalmente na hora do almoço. Os moradores protocolaram quatro pedidos no telefone 156 da Prefeitura de Curitiba e foram atendidos uma vez, quando o Departamento de Limpeza Pública foi até o lugar e retirou os resíduos do passeio e da rua.

Os moradores dizem que ficam em uma situação muito desconfortável porque, além de toda a sujeira, os carrinheiros fazem as suas necessidades fisiológicas e mantêm relações sexuais dentro do terreno. Algumas pessoas já tentaram falar com os carrinheiros, especialmente sobre o lixo, mas não foram bem recebidos.

A coordenadora de resíduos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Marilza Oliveira Dias, explica que esse tipo de situação, dos carrinheiros deixarem lixo espalhado nas calçadas e ruas, acontece em vários pontos de Curitiba. De acordo com ela, o órgão está investindo na educação ambiental e em outras orientações para os carrinheiros, além de acionar a Limpeza Pública.

Ela comenta que o problema deve ser minimizado depois que entrarem em funcionamento quatro parques de recepção de recicláveis, onde os carrinheiros poderão fazer a separação correta do material. O que não for reaproveitado terá um descarte adequado.

Especificamente sobre o problema na Rua Simão Bolívar, Marliza comunicou que a secretaria vai notificar o proprietário do terreno particular, fazer a limpeza da via pública e orientar os catadores. Ela lembra que os moradores também devem fiscalizar uns aos outros, pois alguns deles aproveitam a ação dos carrinheiros para dispor o lixo indevidamente.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo