Moradores de um condomínio da Rua Cascavel, no Boqueirão, não sabem mais o que fazer em relação a um terreno, que pertence à prefeitura de Curitiba, e que se transformou em estacionamento de caminhões, carretas, ônibus de turismo e vans. De acordo com a vizinhança, a situação ocorre há mais de 20 anos e o constante movimento dos veículos pesados está afetando a estrutura das casas vizinhas.
A dona de casa Ivandir Cardoso Nunes é uma das vítimas da situação do terreno. Segundo ela, sua casa está com as paredes trincadas e o filho, que tem problemas respiratórios, sofre com a poeira levantada pelos caminhões. “De vez em quando aparece uma nova rachadura numa parede aqui de casa. Já tive que fazer diversas reformas para a casa continuar de pé. Além disso, meu filho vive doente por causa da poeira, que também suja a casa. É um horror”, reclama.
O aposentado César Nunes, marido de Dona Ivandir, diz que, além de afetar as estruturas das casas vizinhas, a movimentação dos veículos pesados também gera poluição sonora a toda vizinhança. “É um entra e sai o dia todo. E são caminhões grandes, ônibus e até carretas que o pessoal deixa aí. É uma barulheira logo de manhã cedo e à noite. E ainda tem os insetos que vêm do terreno para dentro de casa. Situação bem complicada”, lamenta.
Aliocha Mauricio |
---|
Terreno da prefeitura transformado em estacionamento de veículos pesados há mais de 20 anos causa transtornos à vizinhança. |
Um motorista, que estava manobrando um ônibus quando os Caçadores de Notícias estiveram no local, e preferiu não se identificar, disse que utiliza o terreno como estacionamento há anos. “Sempre deixei o ônibus aqui, mas nunca soube quem é o dono do terreno. Sei que aqui é tipo um estacionamento público, onde todos da vizinhança, que têm caminhão ou ônibus, acabam deixando os veículos”, conta.
“Eles simplesmente se apossaram do terreno e transformaram num estacionamento privativo. Não é público, como ele dizem, pois há um portão que todos que usam têm as chaves. Até um cachorro tem pra cuidar do “patrimônio” deles”, rebate Seu César.
Questão pra Justiça
Segundo a Secretaria de Urbanismo, a prefeitura de Curitiba fez uma ação reivindicatória para desocupação do terreno na Rua Cascavel, 2.471. O processo iniciado em 2007 se encontra em trâmite na 1ª Vara da Fazenda Pública de Curitiba. A Secretaria de Urbanismo fez diversas notificações pedindo a desocupação, mas não foi atendida, por isso foi realizada a ação. No momento, a prefeitura aguarda uma decisão judicial.