Divulgação |
Lama incomoda os banhistas. |
Parte da Praia Central de Guaratuba amanheceu com a areia coberta de lama. Devido à chuva que atingiu a região durante o sábado, a ?terra? colocada pela Secretaria Municipal de Obras entre a calçada e a areia se deslocou para a praia, atingindo, inclusive, a água do mar.
A denúncia é de Rubens Ferreira, que mora na Avenida Atlântica, à altura do número 1300. ?Não é a primeira vez que acontece. Em abril do ano passado aconteceu a mesma coisa, quando a Prefeitura colocou terra no local?, diz. À época, o secretário de Obras de Guaratuba, Marco Antônio Dal?lin, afirmou que a medida, que na verdade consistia na colocação de saibro, visava impedir a formação de poças de água na beira-mar e também a erosão. Ontem à tarde não foi localizado pela reportagem para comentar o caso.
Quando o problema aconteceu pela primeira vez, o Instituto Ambiental do Paraná determinou que a Prefeitura retirasse o material inadequado, sob pena de multa de R$ 10 mil a R$ 15 mil. Porém, segundo Ferreira, nem mesmo isso mobilizou a Secretaria de Obras. ?Moro aqui e não vi tirarem a terra. Estava demorando para acontecer isso de novo?, disse.
Providências
O Instituto Ambiental do Paraná, por meio da assessoria de imprensa, informou que hoje cedo mandará técnicos ao local para avaliar o problema e, se preciso, pedir providências à Prefeitura local. Caso seja constatada qualquer irregularidade por crime ambiental, será aplicada multa por danos ao meio ambiente.