Terminal do Guadalupe vai passar por revitalização

O terminal do Guadalupe, no centro de Curitiba, passará por obras de revitalização a partir do início do ano que vem. Inicialmente, os banheiros serão reformados e haverá outros reparos, como pintura das paredes internas e pastilhamento das externas. A emenda que previa as reformas foi aprovada anteontem, na Câmara dos Vereadores, proposta pelo vereador Manassés de Oliveira. A Prefeitura acrescenta que, ainda em 2006, o terminal deve passar por um revitalização completa.

"Ainda não é o suficiente e vamos continuar lutando junto com os moradores e comerciantes para que estas conquistas sejam apenas o início de uma grande revitalização no Guadalupe", garante o vereador que, em outubro, levou à Câmara os problemas vividos no local com um apelo da Associação dos Comerciantes e Moradores da Região e Proximidades do Guadalupe (Ascomteg). A iniciativa deu certo e as primeiras medidas serão executadas a partir de janeiro.

Porém, segundo a Prefeitura, as obras não devem parar por aí. Conforme informou a assessoria de imprensa, assim que for aprovado o orçamento do município para o ano que vem, o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) vai elaborar um projeto de obras maiores de revitalização. A promessa é que até junho o mesmo seja colocado em prática. As intervenções necessárias serão decididas quando da elaboração do projeto, mas já existem reivindicações em trâmite na Câmara, que prevêem melhorias no calçamento e iluminação, instalação de posto policial, criação de espaço para praça de alimentação e modernização das estruturas.

Melhoras

O local, que é ponto de passagem para cerca de 200 mil pessoas por dia, tem um comércio movimentado, que coloca expectativas nas melhoras previstas e aproveita para pedir outras. "Poderia melhorar no geral, mas acho que segurança e higiene são os principais problemas", acredita o administrador de uma lanchonete localizada no terminal, Felipe Store.

Quem concorda também com a revitalização é o comerciante Alexandre Chin, dono de um mercado. "Muita gente tem uma imagem ruim do lugar. Melhorando a estrutura acho que poderia atrair mais as pessoas", afirma. Ele faz parte da Ascomteg e diz que, há um tempo, estava apreensivo quanto à possibilidade de fechamento do terminal, o que causou preocupação à entidade. "Mas foram só rumores. Agora temos garantia de que ficaremos aqui", diz, aliviado. 

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo