O terminal do Cabral, na região norte de Curitiba, vai passar por obras de melhorias nos próximos meses. A Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec) deve publicar em poucas semanas o edital para contratação de empresa que fará reformas no local, onde diariamente passam mais de 85 mil pessoas.
O projeto, que já foi concluído pela Urbanização de Curitiba S/A (Urbs), prevê um investimento de R$ 5 milhões, que deverão viabilizar a implantação de novas estações-tubo e a reestruturação de plataformas de biarticulados.
De acordo com o gestor de Operações de Transporte da Urbs, Luiz Fila, as obras devem amenizar problemas de estrutura gerados com a integração de linhas que ligam o terminal do Cabral aos terminais do Guaraituba e Maracanã, ambos em Colombo. De acordo com Fila, essa integração sobrecarregou o terminal.
“Havíamos alertado a Comec que a integração não implicaria apenas em custos. Houve uma pressão para integrar os terminais, mas não houve planejamento”, afirma.
Fila conta que os passageiros de várias linhas dividem o espaço em uma mesma estação-tubo. Segundo ele, o ideal seria a integração de duas linhas alimentadoras dos terminais do Guaraituba e Maracanã.
“Hoje a integração acontece com apenas um alimentador e duas linhas de ligeirinho. Essa reformulação abre a possibilidade de haver mais um alimentador”, diz.
A usuária Taciane Machado confirma que a estrutura limitada do terminal vem gerando transtornos para os passageiros. “São muitas linhas que vão para vários bairros. É muita gente e muito ônibus para pouco terminal”, comenta.
A reforma no terminal do Cabral também pode acabar com uma antiga e frequente reclamação dos usuários: os banheiros, que devem ser revitalizados. O edital prevê ainda adequá-los a portadores de necessidades especiais.
A Comec informa que o edital para a reforma do terminal deve ser publicado até o final deste mês, aguardando apenas a autorização do governador Roberto Requião.