O prazo de 120 dias para aregulamentação da publicidade externa em Curitiba termina sábado. As adequações estão no Decreto municipal 1033/2007, assinado em outubro pelo prefeito Beto Richa. De acordo com o diretor do Departamento de Fiscalização da Secretaria Municipal de Urbanismo, José Luiz Filippetto, o objetivo é deixar a cidade mais limpa. Segundo ele, muitas empresas já estão se adequando. Porém, algumas ainda não cumpriram o que estabelece a nova legislação.
A lei determina novos limites para a instalação de painéis (de fachada e distância); padronização de formato; material e instalação dos outdoors (as molduras de madeira estão proibidas, estas devem ser de metal na cor cinza); adequações quanto aos letreiros; e outras dispostas no decreto, que ainda regulamenta outros equipamentos de publicidade externa como faixas, banners, cavaletes. A expectativa da Prefeitura é reduzir pelo menos em 40% a concentração de painéis publicitários.
Segundo Filippetto, essa ?limpeza? é uma necessidade. ?Estávamos percebendo um excesso de equipamentos publicitários. Era necessário melhorar a paisagem da cidade?, afirma.
Ele diz que, de uma forma geral, as empresas ligadas ao sindicato estão atendendo à determinação. ?Porém, o que ainda temos que apertar é em relação às empresas particulares que têm também esse tipo de anúncio?, diz.
Ainda de acordo com Filipetto, as áreas prioritárias – a zona central, o setor histórico, o setor especial do centro cívico e as vias de acesso e rápidas já estão mais limpas.
