Encerra-se hoje, às 18h, em Curitiba, a 2.ª Mostra de Ação Voluntária. O evento, que está sendo realizado no Moinho Novo Rebouças, é promovido por integrantes do Projeto Não-Violência, organização não-governamental internacional fundada em 1994, na Suíça, que tem por objetivo engajar os jovens em um movimento mundial pela redução da violência.
Quarenta instituições sociais, universidades e empresas públicas e privadas apresentam seus trabalhos. Por meio de fotos, cartazes, banners e vídeos institucionais, mostram os projetos que desenvolvem para melhorar a vida de crianças, adolescentes e adultos de baixa renda ou com problemas de saúde.
“A idéia é fazer com que a população conheça os projetos sociais desenvolvidos e com que as instituições troquem informações e experiências. Da mostra, podem surgir novos projetos ou mesmo novas parcerias”, afirma a presidente do Centro de Ação Voluntária de Curitiba, Maria de Lourdes Nunes.
Algumas das instituições participantes montaram barraquinhas para venda de artesanatos, produtos de decoração, roupas e alimentos. Todo o dinheiro arrecadado deve ser utilizado em benefício dos projetos sociais desenvolvidos. Hoje, de meia em meia hora, o público presente poderá assistir a uma série de apresentações artísticas gratuitas. Fazem parte da programação: apresentação de capoeira, teatro de fantoches, coral, entre outros eventos.
Copel
A Companhia Paranaense de Energia (Copel) é uma das participantes da mostra. A empresa divulga dois de seus projetos de ação cidadã: um de apoio ao programa Fome Zero e outro voltado ao público infantil, denominado Iluminando Gerações.
No primeiro, a empresa incentiva a comunidade a participar do Fome Zero fazendo doações pela conta de luz. No segundo, pelas apresentações teatrais inspiradas em estórias desenvolvidas pelos irmão Grimm, a Copel busca transmitir às crianças mensagens que valorizem a preservação ambiental e da energia elétrica.
Serviço: O Moinho Novo Rebouças fica na Rua Piquiri, 102. A mostra tem entrada franca e pode ser visitada das 10h às 18h. Mais informações: www.acaosocial.org.br.