Mais de 14 mil idosos se vacinaram até as 11h desse sábado (24), primeiro dia da campanha nacional de vacinação para a terceira idade em Curitiba. Em apenas três horas de atendimento, foram aplicadas 14.419 doses contra a gripe comum e 8.181 doses contra a gripe A/H1N1. A Vacina contra a gripe A foi aplicada exclusivamente para os idosos que são portadores das doenças crônicas.
A vacinação de idosos contra a gripe comum vai até o dia 7 de maio. Apesar da chuva, só nesta primeira manhã da campanha o número de pessoas atendidas já representa 7,5% da meta de cobertura da vacina da gripe comum e 4,2% da nova gripe para este grupo. As informações são da secretária municipal da Saúde, Eliane Chomatas, que percorreu os locais de vacinação para acompanhar o trabalho dos cerca de 1,2 mil servidores escalados para atender e vacinar o público no fim de semana.
A servidora aposentada da Universidade Federal do Paraná Rosa Risson, de 70 anos, estava cedo na fila que se formou, durante toda a manhã, na Boca Maldita. No local havia duas tendas de vacinação para cada uma das vacinhas. O público passava por uma triagem inicial para ser encaminhado para tomar uma ou as duas vacinas. Rosa recebeu duas senhas: o cartão azul, para a sazonal, e o vermelho, para o H1N1. “Se está disponível e é indicada, temos a obrigação de nos vacinar”, disse ela, que aproveitou o primeiro dia porque dedica a semana a atividades físicas e de voluntariado.
O comerciante Arnoldo Klitzke, de 84 anos, tomou só a vacinal contra a gripe comum. “Se é só isso que preciso, está bom. A melhor vacina, para mim, é continuar trabalhando. Isso me garante saúde”, disse.
“As filas que pudemos ver desde cedo, em locais como a Boca Maldita e a Praça Ouvidor Pardinho são uma mostra do quanto a nossa população idosa valoriza a oportunidade de vacinação para ter mais saúde e qualidade de vida”, disse Eliane Chomatas. O tempo médio de espera nesses locais foi de quinze minutos.
Neste sábado (24), a vacinação segue até as 17h na tenda da Boca Maldita e até as 18h nas unidades de saúde básicas e de urgências médicas. Amanhã, domingo (25), a vacinação será feita apenas nos oito centros municipais de urgências médicas da Prefeitura, no mesmo horário – das 8h às 18h.