As 155 escolas da rede municipal de ensino de Curitiba prepararam uma série de atividades especiais para o Dia da Família na Escola, que acontece na próxima terça-feira. Implantada pelo governo federal há dois anos, a data busca incentivar a integração de pais e filhos uma prática já incorporada á rotina de escolas municipais.
“A participação da família e da comunidade na escola reflete, em igual proporção, na qualidade do ensino”, disse o secretário municipal da Educação, Paulo Schmidt. No ano passado, quando foi realizado o primeiro Dia da Família na Escola, a participação da comunidade nas escolas municipais de Curitiba foi grande, acima do registrado nacionalmente.
Um dos motivos para essa participação, segundo o secretário, é a autonomia das escolas. Com a política de descentralização de recursos, adotada em 1997, os colégios ganharam autonomia para decidir quais as atividades que mais se encaixam com o perfil de seus alunos. Os recursos são gerenciados pelas Associações de Pais, Professores e Funcionários (Appfs).
Além da autonomia para decidir quais as atividades mais interessantes para cada escola, as Appfs também são responsáveis por congregar a família no local de estudo dos filhos. “Pais mais atuantes têm melhores condições de cobrar. Não é possível ficar apenas esperando que as coisas aconteçam”, diz o presidente da Appf da Escola Municipal Professora Rejane Maria Sachetti, no Sítio Cercado, Arnaldo Pereira Lima, 30 anos.
Há um ano, Lima é um constante parceiro na escola de seu filho Matheus, de 5 anos. Sempre que pode, quando não está trabalhando como vigia ou tomando conta da mercearia, aparece na escola para ver se é necessária uma ajuda. “Foi assim que vi como é importante a participação da família. Não só em casa, cobrando a lição, estudando junto com o filho. Mas também interagindo com professores e outros alunos”, disse.
Alfabetização ecológica
O projeto Alfabetização Ecológica, da Secretaria Municipal da Educação, também é responsável por um bom número de pais freqüentando os pátios escolares dos filhos. A proposta, que envolve alunos e comunidade, busca soluções para problemas ambientais.
No dia 25 de maio, por exemplo, alunos, pais e professores da Escola Municipal Augusta Glück Ribas, no Sítio Cercado, plantaram 400 mudas ornamentais e fitoterápicas. Também aproveitaram a oportunidade para resgatar, junto à comunidade, os benefícios da terra para o ser humano. A ação reuniu a comunidade no jardim da escola, com uma programação que incluiu cinco oficinas e atividades recreativas para as crianças.
O programa Alfabetização Ecológica, implantado na rede municipal de Curitiba há dois anos, foi considerado pela ONU uma das 60 melhores práticas do mundo em educação e cidadania. O programa incentiva o desenvolvimento de atividades que levam alunos e comunidades a aprender conteúdos das mais diversas matérias através do meio ambiente.