Tendência à osteoporose tem crescido

Os cuidados para um envelhecimento saudável começam já na infância. Esta semana foi realizado um exame de ultra-sonografia de calcânio em alunos do Colégio Novo Ateneu, em Curitiba, para verificar o nível de massa óssea de cada um. Dos 142 alunos examinados, foi constatado que 49% deles tinham tendência à osteoporose.

Para o gerontologista Edélsio Alves Júlio, o problema tem ocorrido por causa dos hábitos dessas crianças. A cafeína contida no chocolate, refrigerante, chimarrão e nos achocolatados dificulta a absorção do cálcio contido nos alimentos.

O médico citou regras básicas para as crianças terem uma vida saudável, como, por exemplo, ingestão de leite e derivados, alimentação com verduras e legumes, caminhadas e exposição ao sol no horário permitido (antes das 10h e depois das 16h).

Ele também citou os reflexos da moda sobre as crianças, que são prejudiciais, como o uso do salto alto, podendo alterar a coluna, levando também a insuficiência circulatória, dores e inchaços nas pernas.

As mochilas pesadas também podem causar problemas na coluna. Sentar de maneira inadequada pode prejudicar a postura. Piercings podem trazer infecção na cartilagem da orelha. Edélsio fez uma palestra na última quinta-feira para alunos de 3.ª e 4.ª séries do colégio da capital sobre as conseqüências dos maus hábitos da vida moderna.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo