A chuva e os ventos fortes que atingiram Curitiba, Região Metropolitana e litoral deixaram ontem cerca de 88 mil residências sem luz por algumas horas. Vários semáforos acabaram sendo desligados na capital e agentes de trânsito foram acionados para organizar o tráfego. Mesmo assim, a capital viveu momentos de caos urbano por causa da confusão entre veículos e pedestres.
Segundo o meteorologista Samuel Braun, ontem à noite, uma frente fria estaria chegando ao Estado, podendo provocar mais chuvas e temporais localizados durante toda a terça-feira.
De acordo com informações da assessoria de imprensa da Copel, entre as 14h e 15h35 de ontem, nove alimentadores foram desligados em Curitiba, afetando 13 bairros e deixando cerca de 40 mil consumidores sem energia elétrica. No litoral foram mais 13 mil. Outros 35 mil consumidores em São José dos Pinhais, Bocaiúva do Sul, Colombo, Borda do Campo, Pinhais e Rio Branco do Sul também foram atingidos. 55 equipes da Copel foram acionadas para fazer os reparos na rede elétrica. A previsão era de que até o começo da noite de ontem a situação estivesse normalizada.
Samuel explicou que a chuva que caiu durante a tarde de ontem, antecedeu a chegada da frente fria que estava programada para entrar no Paraná durante a noite. O temporal começou na região nordeste do Estado e veio descendo até chegar a Curitiba. Na capital, em apenas uma hora choveu 15,4 milímetros, um número considerável, que dificultou a vazão da água, provocando alagamentos em várias ruas. Os ventos chegaram a atingir 65 quilômetros por hora e o meteorologista explica que são considerados ventos fortes aqueles acima de 55 quilômetros de velocidade por hora.
Na região de Curitiba o Corpo de Bombeiros chegou a atender duas ocorrências. Uma delas foi o destelhamento de casas de um conjunto residencial no bairro Campo Comprido e a outra, uma queda de uma árvore em Almirante Tamandaré, que destruiu parcialmente uma casa. Ninguém ficou ferido.
Devido a falta de energia elétrica, 60 semáforos ficaram desligados em Curitiba, principalmente nos bairros Guabirotuba, Jardim das Américas, Alto da XV e parte do Centro. Agentes de trânsito foram chamados para organizar o trânsito. Até as 18h de ontem só as ruas José de Alencar e Comendador Franco ainda estavam com os semáforos desligados.