Uma criança morta atingida por um raio, ruas e casas alagadas, árvores e semáforos derrubados pelo vento e muita sujeira. Esse foi o resultado das tempestades de verão que atingiram o Paraná desde a última quinta-feira. Em Guaratuba, no litoral, Vinícius Jesus Cardoso, de 8 anos, morreu enquanto brincava na água com seu irmão, por volta das 16h de ontem. A família da criança é de Campo Mourão, norte do Paraná.
De acordo com o tenente Leonardo dos Santos, do Corpo de Bombeiros, o irmão do menino relatou que brincava na água com o seu irmão quando ouviu um estrondo, olhou para trás e viu Vinícius desmaiado sobre sua prancha. Segundo Santos, o menino morreu antes mesmo de chegar ao Pronto Socorro (PS) de Guaratuba.
Em Curitiba, no final da tarde de ontem, o Corpo de Bombeiros atendeu várias ocorrências de alagamentos e de pessoas que ficaram ilhadas dentro de casas e até em pontos de ônibus do Bairro Alto. Em Pinhais, algumas ruas também ficaram cheias de água e casas alagaram. Os bairros Alto da XV e Centro, na capital, ficaram sem energia elétrica.
Foto: Rafael Silva/Diário do Norte do Paraná |
No centro da cidade, semáforo foi destruído pela chuva. |
Rute de Araújo, que mora na Rua Maria Luiza Borba, em Pinhais, estava indignada com tanta água que entrou em seu quintal. Na mesma rua, várias residências ficaram alagadas. ?O esgoto aqui está todo entupido?, disse. No início da tarde de ontem, choveu granizo nos bairros Cidade industrial de Curitiba e Capão Raso e também nos municípios de Campo Largo e Araucária, na Região Metropolitana. Os bombeiros atenderam várias ocorrências de queda de árvores. A velocidade do vento chegou a 55 quilômetros por hora, segundo estimativas do Instituto Tecnológico Simepar, o que já é considerado de intensidade forte.
Em Maringá, no norte do Paraná, a Prefeitura estima que a limpeza de toda a cidade só será concluída na próxima terça-feira. Uma chuva acompanhada de ventos fortes (que chegaram a 55 quilômetros por hora, segundo o Simepar) derrubou 27 árvores e um semáforo, danificou cinco veículos e ainda deixou cerca de 20 mil pessoas sem energia elétrica durante a noite de quinta-feira.
Como a cidade é bastante arborizada, quando há ventos fortes as ruas ficam cheias de galhos, que acabam obstruindo passagens e até danificando veículos. Segundo o secretário de Serviços Públicos de Maringá, Vagner Mussio, não houve alagamentos e desabrigados. Ele disse ainda que, na noite de quinta-feira, as equipes de limpeza trabalharam até a madrugada e, ontem, todos já estavam a postos às 7h.
O meteorologista do Simepar, Reinaldo Kneib, informou que esse quadro de chuvas e ventos fortes deve se manter hoje em todo o Paraná. A previsão é que o calor continue no final de semana, o que facilita a ocorrência de tempestades no período da tarde, além dos ventos fortes. Em Curitiba, as temperaturas variam de 17ºC a 27ºC, hoje, e até a 29ºC até a próxima terça-feira. Em Maringá, as máximas podem chegar a 32ºC nos próximos dias.