Um temporal deixou muitos estragos em praticamente todo o Paraná na noite de segunda-feira. Muitas casas foram destelhadas, árvores derrubadas e aproximadamente um milhão de consumidores da Companhia Paranaense de Energia (Copel) tiveram problemas com falta de energia elétrica. De acordo com a Defesa Civil, não foram registrados feridos.
Em Ponta Grossa, segundo o Corpo de Bombeiros, houve quatro quedas de árvore e 40 residências atingidas. Em Irati, 130 pessoas registraram danos em 31 residências. Na região oeste, pelo menos 20 casas foram destelhadas.
A Copel informou que há uma semana as redes que atendem a 3 milhões de consumidores vêm sofrendo danos diários por causa de temporais. Nas regiões oeste, sudoeste, central e sul do Estado, 638 mil ligações elétricas foram temporariamente desativadas.
Em Curitiba e região metropolitana, 158 mil domicílios tiveram problemas. Na região de Londrina, os serviços foram interrompidos em 144 mil domicílios. Somente no centro de São João do Ivaí foram derrubados 15 postes.
?É normal que o número de desligamentos aumente nesta época, com as chuvas de verão. Só que neste ano, as ocorrências têm sido mais numerosas e mais graves?, constata o gerente de operação da Superintendência Regional de Distribuição Leste da Copel, Péricles José Neri.