Telêmaco Borba foi surpreendida, na tarde da última quarta-feira (12), por um forte temporal de granizo. Foram 30 minutos aproximadamente, tempo suficiente para causar danos representativos em 500 residências e desalojar mais de duas mil pessoas.
A chuva iniciou por volta das 17h e provocou estragos principalmente nas regiões da Vila Rosa, Vila Esperança, Vila Monte Belo, Vila Macopa, Marinha, São Francisco, Centro, Jardim Itália, Parque Limeira Área 6, São João, Jardim União, Vila Cristina.
Para atender o volume de ocorrências o COMDEC – Comissão Municipal de Defesa Civil local contou com o apoio do 2º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros de Telêmaco Borba, 3ª Companhia Independente da Policia Militar e da Secretaria Municipal de Ação Social.
As equipes atuarem conjuntamente atendendo o apelo das famílias que tiveram seus imóveis danificados pelo granizo, alguns com diâmetro de até 5 centímetros. Além da quebra de telhas, na maioria de fibrocimento, houve alagamento em algumas residências próximas a região ribeirinha.
De acordo com diretor de operações do COMDEC, engenheiro Fernando Gabriel de Oliveira, o estrago foi considerável, porém a operação de apoio foi precisa. “Unimos forças e conseguimos atender a contento à população atingida fornecendo lona para que as famílias pudessem ficar abrigadas e demos toda a assistência possível no momento”, avaliou Fernando.
A equipe do Corpo de Bombeiros, lideradas pelos subtenentes Aurélio e Moarassu. A Comissão Municipal de Defesa Civil providenciou o equivalente a cinco mil metros de lonas plásticas. O COMDEC e as instituições parceiras na operação Temporal de Granizo estão avaliando minuciosamente os danos, verificando a quantidade precisa de telhas quebradas para solicitar apoio junto a Defesa Civil Estadual.