Depois de bater 35 graus -a segunda maior temperatura da história da cidade – na terça-feira, ontem a máxima foi de 34,1 graus, por volta das 15h. Mas no final da tarde, a chuva que “refrescou” mais um dia muito quente veio acompanhada de vendaval e causou transtornos em várias regiões do Paraná. Em Curitiba, as rajadas de vento atingiram velocidade máxima de 84,6 km/h, segundo medição do Instituto Tecnológico Simepar na estação do Jardim das Américas.

continua após a publicidade

Com o temporal, 170 mil domicílios ficaram sem luz em Curitiba, região metropolitana e litoral. Apenas na capital foram 122 mil unidades sem energia elétrica. No início da noite, segundo a Copel, 46 mil casas ainda estavam no escuro. Tatuquara, Pinheirinho e Campo Comprido foram os bairros mais afetados. Nas outras regiões, o problema foi maior em Campina Grande do Sul e em Paranaguá.

Estragos

Segundo a Urbs, quedas de árvores causaram bloqueios parciais no trânsito em ruas do Boqueirão, Cidade Industrial de Curitiba (CIC), Jardim das Américas e Pinheirinho. A tempestade também desligou semáforos no Hauer e deixou os sinais da Linha Verde e da Avenida das Torres totalmente apagados, complicando o trânsito na volta do trabalho. Na Vila Verde, CIC, o Corpo de Bombeiros atendeu chamados de destelhamentos.

continua após a publicidade

A previsão do Simepar para hoje é que o dia amanheça com muitas nuvens, com pancadas de chuva isoladas à tarde e da noite. A máxima cai para 25 graus e a mínima fica em 16. O feriado de Finados terá temperatura mais amena, com os termômetros variando entre 14 e 22 graus.