As fortes chuvas que atingiram o Paraná nos últimos dias deixaram estragos em 27 municípios. Curitiba, região metropolitana e a região sudoeste do Estado foram as que mais sofreram com os danos.
As tempestades trouxeram principalmente alagamentos, destelhamentos, queda de árvores, desabamentos e deslizamento de terra. Um rapaz que caiu no Rio Atuba continua desaparecido e as buscas prosseguem. Ao todo, 205 mil pessoas foram afetadas pelas intempéries.
De acordo com o chefe da seção operacional da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Paraná, tenente Eduardo Gomes Pinheiro, 180 mil pessoas em Curitiba sofreram algum contratempo devido ao mau tempo e 34 ficaram desabrigadas.
Colombo e Pinhais foram as cidades mais castigadas da região metropolitana. Dados da Defesa Civil apontam que há 3,9 mil pessoas desalojadas e 300 desabrigadas em Colombo e três mil desalojadas e 400 desabrigadas em Pinhais.
No interior do Paraná, a enxurrada em Francisco Beltrão, no sudoeste, afetou 3,5 mil pessoas e deixou 500 pessoas desabrigadas e 450 desalojadas. Por conta disto, as três cidades decretaram estado de emergência.
“A Defesa Civil está atuando em todos os municípios atingidos pela chuva. Estamos enviando hoje (ontem) colchões e cobertores para Colombo e Pinhais e distribuindo lonas pelo interior”, informa. Ainda segundo o tenente Pinheiro, 9.514 pessoas estão desabrigadas, das quais 1.229 estão em abrigos públicos. O restante está em casas de parentes e amigos.
Em Curitiba e região metropolitana, o Corpo de Bombeiros atendeu muitos alagamentos. Segundo o tenente dos bombeiros, Leonardo Mendes dos Santos, foram 122 ocorrências desde o dia 22.
Os bairros mais atingidos foram Bairro Alto e Santa Cândida. “Os alagamentos deram bastante trabalho para gente. Em alguns pontos, tivemos que fazer a retirada de moradores por meio de botes.
Esperamos que as chuvas diminuam, pois a situação inspira cuidados”, revela. Ele disse ainda que foram atendidas 47 situações de destelhamento, 94 de queda de árvore, 20 desabamentos e 10 deslizamentos.
Previsão
Segundo o Instituto Meteorológico Simepar, hoje teremos chuva moderada em todo o Estado. Há possibilidade de chuva mais forte na região sul.