Os fortes temporais que atingem o Paraná desde domingo (27) já causaram vários estragos em vários municípios do Estado. A situação mais grave é em Pato Branco, no Sudoeste, onde cerca de 20 casas foram destelhadas. Segundo a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Paraná, não houve feridos e ninguém precisou ser retirado de casa. A prefeitura de Pato Branco está distribuindo lonas para as pessoas que tiveram a residência atingida.
Em Curitiba, foram registrados pela Defesa Civil uma queda de árvore e um alagamento em uma casa no bairro Abranches. O evento mais grave foi a queda de uma arquibancada da Sociedade Hípica Paranaense, quando acontecia a competição da 6ª Etapa do 9º Ranking de Hipismo do clube, deixando várias pessoas feridas.
No bairro Uberaba, o Rio Belém transbordou e a altura da água chegava até os joelhos na Rua José Hauer. O trecho ficou bloqueado para a passagem de veículos e agentes da Diretran estão no local orientando os motoristas.
De acordo com a Defesa Civil, na Vila Pantanal, no bairro Alto Boqueirão, duas famílias tiveram que ser retiradas de suas casas devido ao risco de desabamento dos imóveis. Ao todo, cinco pessoas foram para a casa de familiares.
As ruas Fernando Moreira, Avenida Visconde de Guarapuava, João Negrão e a Visconde de Nácar, na região central também estão parcialmente alagadas. As vias não estão bloqueadas, mas a Diretran orienta os motoristas para que procurem caminhos alternativos.
Uma queda de luz causou o desligamento de quatro semáforos no bairro Juvevê, nos cruzamentos da Rua Rocha Pombo com Campos Sales, Nicolau Maeder com a Avenida João Gualberto e Campos Sales com Manoel Eufrásio.
No domingo, a chuva causou falta de energia elétrica em Londrina e afetou o sistema de captação de água do Rio Tibagi, deixando mais de 300 mil pessoas sem água. A expectativa da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) é que o abastecimento volte ao normal na terça-feira (29). Na cidade, seis casas foram destelhadas e houve quedas de árvore, mas sem nenhum ferido.
Mais chuvas
Nesta segunda-feira, as chuvas devem continuar, inclusive com risco de temporais, em todo o Paraná, segundo o Instituto Tecnológico Simepar. A região mais atingida deve ser o Sul do Estado, onde há possibilidades de enchentes e alagamentos devido ao volume excessivo de água.
Esta semana, as chuvas devem diminuir na terça (29) e a quarta-feira (30), mas com o ingresso de novas áreas de instabilidade, ainda há possibilidade de chuvas em todo o Paraná até a sexta-feira (2).
![Grupos de WhatsApp da Tribuna](/resources/images/blocks/whatsapp-groups/logo-whatsapp.png)