Rio Grande do Sul e Santa Catarina sofrem com as fortes chuvas. A Defesa Civil gaúcha informou ontem que os municípios de Barra do Rio Azul e Aratiba, na região de Passo Fundo, tiveram estado de emergência decretado em função das fortes chuvas que atingem pelo menos 242 cidades do estado. Até o momento, 1.200 casas e 4.800 pessoas foram afetadas, mas não houve necessidade de desalojamento.
Houve queda de granizo nas cidades de Panambi e Aratiba e ocorrência de vendaval em Ijuí, Itatiba do Sul e Herval Grande. Em Cruz Alta, ventos e granizo danificaram 320 residências e afetaram 1.500 pessoas.
O Departamento Estadual de Defesa Civil (Dedc) de Santa Catarina tem registrado desde a sexta-feira ocorrências de danos em 11 municípios devido a ventanias e queda de granizo. As cidades de Vargem, Erval Velho e São José do Cerrito decretaram situação de emergência. Também registraram danos, provocados por granizo, os municípios de Mondaí, Papanduva, Joinville, Ipumirim, Irani, Capinzal e Arabutá. No estado catarinense, cerca de 900 casas foram danificadas e 3 mil pessoas foram afetadas, e algumas tiveram que abandonar as residências. Em Vargem, 130 moradores sofreram ferimentos leves.