Apesar de alguns percalços ligados às chuvas no mês passado, os comerciantes de Matinhos contabilizaram movimento bom e lucros para a temporada de verão. Eles esperam agora a repetição do desempenho obtido nas festas de fim de ano e encerrem o principal período com chave de ouro.
Mesmo considerando a temporada boa, o proprietário do Bar Salum, um dos pontos mais antigos e tradicionais da cidade, Joaquim de Miranda, acredita que o movimento poderia ter sido ligeiramente melhor. “Nosso grande inimigo neste ano foram as incessantes chuvas que duraram boa parte do mês de janeiro. Isso fez com que atrasasse o movimento e diminuísse consideravelmente a circulação de pessoas. Outro problema foi o calendário escolar.
As aulas iniciaram mais cedo neste ano”, lamenta. Entretanto, com o bom tempo no final do ano passado e no início deste mês, Joaquim de Miranda afirma que esse período ajudou bastante os comerciantes. “Felizmente nestes dias deu para faturar muito bem. Meu estabelecimento tem capacidade para 700 pessoas e trabalhamos com força total. Se o tempo continuar colaborando, a expectativa para hoje e amanhã é altíssima e espero recuperar o que deixei de lucrar em janeiro”, afirma.
Lucrativo
O proprietário do Restaurante e Pizzaria da Bisa, Oderley Mesquita Sant’Ana, garante que não tem do que reclamar. Segundo ele, todas as expectativas foram atendidas. “Pelo fato do meu comércio ser um restaurante, nem a chuva atrapalhou, porque as pessoas precisam se alimentar e registrei excelente circulação de clientes. Na minha opinião, esse verão foi bem lucrativo para o comerciante matinhense. Só deixou de lucrar com a temporada quem não soube se preparar. Agora hoje e amanhã a tendência é lucrar ainda mais”, avalia.
Flávio Laginski
Saldo positivo na conta
Ciciro Back |
---|
Souza: altos e baixos. |
Para José Lucas de Souza, proprietário do restaurante Pilequinho, outro estabelecimento tradicional na cidade, a temporada foi ainda melhor que a anterior. “É normal ter altos e baixos nesse período. Acredito, porém, que houve pendência maior para o lado positivo. Esperamos que agora o movimento seja semelhante ao das festas de fim de ano”, diz.O prefeito de Matinhos, Eduardo Dalmora (PDT), que também é comerciante, lamenta que a chuva tenha estragado parte da temporada. Todavia, faz boa avaliação. “Pelo o que vejo, os comerciantes estão satisfeitos. Acho que, no geral, o período foi interessante”, comenta. (FL)