O tempo quente e seco que predominou nesta quinta-feira (29) continua nesta sexta-feira (30) em todo o Paraná. Sem chuvas, a umidade relativa do ar atingiu valores bem abaixo do ideal em todo o Estado. Em Curitiba, o índice oscilou entre 20% e 30% e nas regiões Norte Pioneiro, Norte e Oeste, chegou a 16%, uma das menores registradas no ano.

continua após a publicidade

O meteorologista do Instituto Tecnológico Simepar, Reinaldo Kneib, explica que a situação é característica desta época do ano. “A normalização da umidade acontece quando voltar a chover de forma regular”. Os índices de umidade do ar considerados ideais ficam entre 60% e 70%.

Kneib afirma que quando a umidade atinge valores menores que 50% os efeitos já são percebidos, principalmente por quem tem problemas respiratórios. Os principais sintomas causados pela baixa umidade do ar são pele ressecada, mal estar, indisposição, sonolência, olhos irritados e sangramento nasal principalmente nas crianças.

Nesta sexta, os índices de umidade relativa do ar continuam baixos e, no fim do dia, áreas de instabilidade se desenvolvem acompanhando uma frente fria, que traz chuvas para todo o Estado.

continua após a publicidade

Depois de uma semana de sol, a chuva chega neste final de semana em todas as regiões paranaenses. De acordo com o Simepar, a previsão é de clima parcialmente nublado com chuvas e trovoadas, principalmente à tarde e à noite. O tempo permanece quente e, na capital, as temperaturas variam entre 14ºC e 30ºC.

 

continua após a publicidade