A chegada de frente fria proveniente da Argentina foi a causa dos fortes ventos que atingiram a Grande Curitiba e interior na madrugada de ontem. Segundo o Instituto Tecnológico Simepar, foram registrados ventos fortes acompanhados e raios na região de Londrina e Foz do Iguaçu.
Segundo o meteorologista Marcelo Brauer, do Simepar, o vento forte indica a chegada de frente fria que, ao contrário da massa de ar frio, traz apenas chuvas. “É normal a temperatura ficar mais alta no dia que antecede a chegada da frente fria. Foi isso que aconteceu de sábado para domingo quando fomos fortemente atingidos por esses ventos, que trazem também chuvas e muitos raios”, explica. De acordo com o meteorologista, a temperatura fica mais baixas por causa do tempo nublado.
Mudança
Brauer afirma que a condição estável do tempo causada pela frente fria deverá permanecer até pelo menos quarta-feira. “Até lá não temos nenhuma mudança. Poderemos ter ainda muito vento, chuva e raio até o meio da semana.
A mudança maior será no interior, onde a frente fria não consegue permanecer por muito tempo. No restante do Estado, portanto, o tempo começa a mudar antes do que em Curitiba”, diz.