Mesmo avançando para o Sudeste do País, a frente fria, que fez com que o domingo (09) permanecesse chuvoso em praticamente todas as regiões do Estado, continuará provocando precipitações até o feriado de quarta-feira (12). O tempo também seguirá bastante abafado por conta da grande nebulosidade e as temperaturas bastante aquecidas, sobretudo, nas regiões Leste e Norte.
A combinação de fortes temporais e calor intenso, beirando 30º C, causaram vários pontos de alagamentos na região de Londrina. Pelo acompanhamento do Instituto Tecnológico Simepar, só em Ivaiporã choveram 40 mm³ na manhã deste domingo. De acordo com a Central de Operações do Corpo de Bombeiros do Paraná (Copom), não foi registrado nenhum incidente grave por conta da chuva.
Em Curitiba, o volume acumulado de chuvas, entre sábado e domingo, ficou na casa dos 30 mm³. Ainda sobre a porção Leste do Estado, a previsão mostra que a capital e o litoral vão iniciar a semana com características bem similares. Chuvas esparsas, sendo que entre terça e quarta as precipitações incidirão no período da tarde. “Dificilmente essas chuvas vão derrubar as temperaturas, já que ingressamos na fase em que a ensolação aumenta consideravelmente. Frio mesmo, somente com uma massa de ar polar, que não está prevista para os próximos dias”, explica o meteorologista do Simepar, Lizandro Jacobsen. Em média, nesse trecho entre Curitiba e Paranaguá, as temperaturas devem oscilar entre 20ºC e 27ºC.
Diante desse panorama de chuvas, os municípios do Oeste e Sudoeste do Paraná serão as exceções. O feriado lá será de sol e sem qualquer nuvem carregada para estragar a diversão ao longo do Dia das Crianças.