Os dias mais quentes, como o de ontem, quando os termômetros registraram 30 graus em Curitiba, ainda não serão regra para esta semana. A previsão do Instituto Tecnológico Simepar é que hoje o dia comece quente e abafado, com mínimas na faixa dos 17 graus. Só que todo o calor acumulado nos últimos dias e o deslocamento de nova frente fria vinda do Rio Grande do Sul devem resultar em temporal com rajadas de ventos fortes ainda entre o final da tarde e início da noite de hoje.
O meteorologista do Simepar, Samuel Braun, explica que nesta época do ano, a instabilidade característica da estação, faz com que uma semana seja de período relativamente longo para precisar como se comportará o tempo. “O certo é que as temperaturas ficarão melhores do que na semana passada, mas esse temporal ainda acarretará em algumas manhãs mais frias entre amanhã e quarta-feira, para depois cessar a chuva e os dias seguirem amenos”, afirmou o meteorologista.
Temperatura baixa
Ele explica que também não está descartado o risco de temporal para amanhã. Sobre a sensação que “ainda não esquentou” como deveria para novembro, Braun diz que está relacionado com a concentração de vários dias ainda de temperaturas frias.
“Na média, o comportamento climático deste mês se assemelha com outros. Mas como são vários dias consecutivos com temperaturas mais baixas, há quem acredite que continuamos no inverno”, comenta.