Aqueles que adiaram ao máximo a data de retirada dos casacos e blusas de lã guardados no fundo do armário para tomar ar e habilitá-los ao guarda-roupa do dia a dia devem usar o fim de semana para isso. A meteorologia prevê que a próxima semana será de frio rigoroso em todo o Sul do País. Em Curitiba e região, a temporada gelada virá acompanhada de geada e registrará mínimas de 3 graus na quinta-feira.
O comportamento do tempo, segundo o meteorologista da Climatempo, André Madeira, vai corresponder ao esperado para a estação. “Estava na hora do frio chegar para valer e é isso que irá acontecer a partir de domingo, pois antes, as pessoas poderão se despedir do calor com sábado de sol e temperaturas variando entre 17 e 28 graus”, informa.
Pelos mapas da Climatempo, durante a tarde de amanhã aumentará a nebulosidade, como consequência da aproximação da frente fria, que se formou entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul. “Na madrugada de sábado para domingo as pessoas já perceberão a inversão térmica, mas as chuvas ainda vão manter a temperatura entre 15 e 22 graus”, explica.
Massa polar
A frente fria abrirá espaço para a massa de ar polar que deixará o tempo seco a ponto de formar nevoeiro e, apesar do sol, derrubará as temperaturas na segunda-feira, com mínima na casa dos 8 graus e máxima em torno de 20. “Essa massa de ar polar não tem data para se afastar da região”, acrescenta. Além de permanecer na região Sul, o ar polar vai intensificar o rigor do frio, fazendo com que a Grande Curitiba amanheça com geada na quarta e quinta-feira e com mínimas entre 3 e 5 graus.