Temperatura deve subir só na quinta

As baixas temperaturas registradas no Paraná no fim de semana foram as menores desde junho, no início do inverno. A madrugada de ontem foi a mais fria, quando os termômetros marcaram 2,9 graus negativos no distrito de Entre Rios, em Guarapuava. Em Curitiba, foi registrado 1,4 grau positivo.

O frio continua até amanhã, segundo o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar). A previsão é que somente a partir de quinta-feira a temperatura volte a subir, apesar das chuvas que deverão ocorrer na sexta-feira. O meteorologista Tarcísio Valentim da Costa, do Simepar, revela que a queda na temperatura ocorreu em função da entrada de uma massa de ar polar. “Quando a massa polar entra a característica é fazer a temperatura cair rapidamente, em até 10 graus. Mas a elevação não acontece na mesma velocidade, pois o ar frio é mais denso e a elevação é gradual”, explica.

As altas temperaturas registradas desde o início do mês, disse o meteorologista, aconteceram em função de uma massa de ar quente que estava sobre o Estado. Em Curitiba, a temperatura mais baixa do mês passado foi registrada no dia 10, com 6,9 graus, e mais alta dia 28, quando os termômetros registraram 25,8 graus. Já na região Oeste do Paraná elas foram superiores a 30 graus. Em Guaíra, no dia 26 de agosto, os termômetros marcaram 34,3 graus. Tarcísio Costa avisou que até o início da primavera ? que começa à 1h54 do dia 23 de setembro ? podem ocorrer novas quedas na temperatura.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo