Pais de alunos da Escola Municipal Nice Braga, no bairro de Santa Quitéria, em Curitiba, temem que a Secretaria Municipal de Educação substitua os professores por educadores.
De acordo com Beatriz Regina da Silva, que tem quatro filhos matriculados na escola, a iniciativa prejudica tanto a formação educacional quanto a emocional das crianças, já que existe um vínculo afetivo com as “tias”. “Estão substituindo professores com magistério, que foram capacitados para trabalhar com crianças, por engenheiros mecânicos, veterinários, nutricionistas e ex-bancários”, denuncia.
Segundo Beatriz, os professores já estão sendo substituídos. No entanto, a Secretaria Municipal de Educação nega a informação e tranqüiliza os pais, dizendo que nenhum professor será retirado ou afastado da escola. O que está acontecendo, conforme a secretaria, é que estão sendo encaminhados educadores para ajudar no atendimento às crianças. Os educadores passaram num concurso realizado pela Prefeitura. “Eles têm curso superior, mas não estão preparados para trabalhar com crianças. Não têm formação pedagógica”, disse a mãe, sem saber que o remanejamento não implica em substituição de professores.
Ontem, os pais começaram a fazer um abaixo-assinado, que será encaminhado à Secretaria de Estado da Educação. O que os pais temem é a mudança no projeto pedagógico neste momento, próximo de concluir mais um ano letivo.