Caçadores de Notícias

Tem motorista malandro usando a Travessa pra cortar caminho

Os pedestres precisam tomar cuidado ao cruzar a Travessa da Lapa, especialmente nos cruzamentos com as ruas André de Barros e Pedro Ivo, no centro da cidade. A via é exclusiva para os ônibus do transporte coletivo, em especial os biarticulados, mas condutores de automóveis e motocicletas mal intencionados têm aproveitado a travessa para “cortar” caminho. A Travessa da Lapa também é utilizada por viaturas policiais caracterizadas e descaracterizadas. No entanto, outros veículos aproveitam a falta de fiscalização para evitar a volta de uma ou duas quadras.

O encarregado de manutenção Arlindo de Souza, leitor assíduo da Tribuna, foi quem deu a dica aos Caçadores de Notícias sobre o problema na região. Ele alerta sobre os riscos de atropelamento no local. “Quem atravessa aqui presta atenção apenas no ônibus biarticulado que trafega na Travessa da Lapa. E não no carro ou na moto que entra na via que era para ser só do ônibus. Nunca vi atropelamento aqui. Mas o pessoal leva muitos sustos com a entrada dos carros”, relata.

De acordo com ele, a maior parte dos motoristas usa o artifício para acessar a Avenida Visconde de Guarapuava sem ter que fazer a volta pela Rua João Negrão. “Aqui tem sinalização clara de que só é permitido ônibus. O pessoal é que não respeita e tem preguiça de dar a volta na quadra. A gente sabe das viaturas que circulam por aqui. Mas alguns veículos a gente logo identifica que não são viaturas descaracterizadas”, explica Souza.

Ele lembra que são poucas empresas na extensão de duas quadras na Travessa da Lapa e, por isto, não “cola” a desculpa de fazer entregas ou pegar algum passageiro neste trecho. “Taxistas fazem isto direto”, denuncia Souza. Ele, que trabalha em um colégio próximo do cruzamento perigoso, ajuda na orientação dos alunos para evitar acidentes.

Marco Andre Lima
Pedestres precisam redobrar atenção na hora da travessia.

Em cinco minutos, oito flagrantes

Em apenas cinco minutos na esquina da Rua André de Barros e Travessa da Lapa, a equipe dos Caçadores de Notícias identificou oito carros e motos entrando ou saindo da via exclusiva para os ônibus. O mesmo “jeitinho” é usado por quem está na Avenida Visconde de Guarapuava e quer ir para a André de Barros.

Um dos veículos flagrados pela equipe dos Caçadores de Notícias, ao chegar na esquina, ainda buzinou para que os pedestres saíssem da rua. Assim, o motorista, que estava na Rua André de Barros, poderia entrar na Travessa da Lapa sem prejudicar o trânsito. Detalhe: todas as pessoas atravessavam na faixa de pedestres e tiveram que parar a travessia para o veículo fazer a conversão. Para piorar ainda mais a situação, fora a falta de respeito perante a sinalização e pedestres, há dois prédios grandes no cruzamento, que impedem uma visão mais ampla da Travessa da Lapa a partir da André de Barros.

O estudante Paulo Eduardo Martins de Oliveira já percebeu que o cruzamento é perigoso e toma mais cuidado ao cruzar a Travessa da Lapa. “Tem que tomar cuidado porque os carros entram mesmo”, contou. A Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) informou que está programando para os próximos dias uma fiscalização mais intensa no trecho. A última ocorreu no final de março, dentro da Operação Fluidez, realizada pela Setran em todo o centro para ,melhorar o trânsito na região.

Confira no vídeo os flagrantes do desrespeito.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo