Depois do grande temporal de granizo ocorrido na madrugada de terça-feira no município de Pato Branco, sudoeste do Paraná, hoje foi dia de os moradores colocarem ordem nas casas. De acordo com o comandante do 3.º Subgrupamento de Bombeiros de Cascavel, capitão Carlos Alberto Silva, o Estado repassou cerca de 8,5 mil telhas ao município, através da Defesa Civil. Outras 600 telhas foram doadas por um empresário local. O montante começou a ser distribuído ainda na terça-feira a cerca de 550 cadastrados.
A estimativa da prefeitura municipal era de que 1.400 casas teriam sido destelhadas, mas o capitão afirmou que o número não ultrapassa a 850. ?Mil e quatrocentos era o número de pessoas afetadas?, retificou.
De acordo com o capitão, o número de telhas ainda é insuficiente. ?Elas não vão cobrir a casa toda, apenas 50%. Na verdade, é uma medida paliativa?, explica o capitão. As casas mais humildes, medindo entre 60 e 80 metros quadrados, são as que têm prioridade. Além das telhas, foram distribuídos 70 mil metros quadrados de lona.
Segundo o capitão, apesar dos transtornos e prejuízos, não foi necessário que os moradores fossem deslocados de suas casas para locais públicos. ?Chegamos a preparar estrutura, mas não foi necessário utilizá-la?, comentou.