á dez meses, cerca de mil pessoas eram encaminhadas mensalmente pelas unidades de saúde de Curitiba para consultas com neurologistas no Hospital das Clínicas. O alto volume de agendamentos resultava em uma espera média de 18 meses para a consulta com o especialista. Hoje, o número de encaminhamentos caiu para 316 mensais e a espera pelo agendamento é inferior a 20 dias.

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Essa melhora no atendimento é resultado da implantação do Telessaúde, projeto de orientação via internet para os profissionais das unidades de saúde. “O Telessaúde é um projeto estruturante, que foi organizado para melhorar a atenção primária, com o aumento da resolução dos casos de saúde nas unidades de saúde”, disse o diretor de Atenção Primária à Saúde, da Secretaria Municipal da Saúde, Paulo Poli.

Com a ferramenta do Telessaúde, os profissionais das unidades de saúde encaminham via e-mail suas dúvidas para especialistas que orientam sobre o caso. Quando necessário, é feito o encaminhamento para consultas especializadas. A troca de informações e orientações tem contribuído para a diminuição das filas de Neurologia, através da otimização dos agendamentos, educação continuada dos profissionais e o diagnóstico das fragilidades do sistema e da própria formação médica.

De acordo com Francisco Germiniani, neurologista do Hospital das Clínicas, mais de 70% dos casos encaminhados pelas unidades básicas poderiam ser resolvidos na própria unidade. “Quando o paciente chegava até nós, muitas vezes nem tinha mais o problema ou o caso nem era de Neurologia, mas de outra especialidade. Com a discussão do caso esse panorama começou a mudar”.

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