Telefonia celular ainda apresenta graves problemas

Não é de hoje que a telefonia, seja ela fixa ou móvel, está entre os serviços mais reclamados ao Procon-PR. Há pelo menos dez anos no topo de atendimentos pelo órgão, os problemas persistem e não há perspectivas de que irão acabar tão cedo. A situação complicou com a oferta de serviços de internet pelas operadoras, o que aumentou a lista de reclamações no órgão de proteção e defesa do consumidor.

As situações se repetem ano a ano. São casos de cobranças indevidas, descumprimento de acordos, atendimento insatisfatório, falta de sinal e cortes nas ligações, tanto dos serviços para telefonia fixa e móvel, que só neste ano provocaram 2,6 mil atendimentos no Procon-PR. Com a internet, parte dos problemas são os mesmos, além das reclamações referentes à falta de conexão e baixa qualidade no serviço, que foram registradas em 685 atendimentos.

A cabeleireira Célia Cardoso, 54, sabe o que isso significa. Em fevereiro ela tentou aumentar a velocidade de conexão de sua internet e logo após o acerto com a operadora recebeu uma ligação solicitando seus dados pessoais e bancários para a cobrança da taxa de R$ 20,00 por um provedor.

A tarifa, no entanto não foi citada pela operadora, que nega a procedência da conta. “Ninguém me explica, nem a operadora nem o provedor”, reclama. A cobrança chegou apenas no mês de maio e já foi bloqueada pelo banco. Mesmo assim, Célia está preocupada. “Estou com medo que meu nome seja incluído no SPC e que usem meus dados bancários. É um transtorno enorme.”

Orientação

A advogada do Procon-PR, Cila dos Santos, alerta os consumidores a ficarem atentos enquanto acertam o contrato. “É preciso pegar o máximo de informações sobre o serviço, assim é possível cobrar da operadora”, orienta. O órgão esclarece dúvidas pelo telefone 0800 411512.

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